10 verdades sobre o implante dentário que nunca te contaram

Se você sofre com a perda de um ou mais dentes e está considerando recuperar o seu sorriso, com certeza já pensou na possibilidade de fazer o implante dentário, não é?!

O implante dentário é um dos procedimentos mais indicados para recuperar o seu sorriso e a sua satisfação com o seu principal cartão de visitas. 

Entretanto, na hora de decidir pelo implante dentário é normal que surjam dúvidas sobre o procedimento e, por isso, resolvemos fazer este artigo para esclarecer os principais pontos acerca do tratamento.

Então, continue lendo esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o implante dentário.

Questões sobre o implante dentário que talvez você não saiba

Aqui na Vila Odonto, quando atendemos um paciente que está em busca de um tratamento de reabilitação oral, é muito comum escutarmos relatos de que o procedimento é dolorido ou que possui uma série de restrições após o tratamento.

Você também já leu ou ouviu sobre isso?

Bem, antes de tudo, é importante que você saiba que esses questionamentos não passam de um mito. A seguir, nós vamos te explicar alguns pontos importantes antes de iniciar o seu tratamento.

1) Implante Dentário não dói

Com certeza, todo mundo já ouviu que o implante dentário dói, mas isso não é verdade. 

Há algumas décadas atrás, quando não tínhamos todos os recursos que temos hoje, a colocação do implante dentário poderia ser um pouco desconfortável, mas hoje, o paciente permanece anestesiado durante as etapas de tratamento e, no pós-operatório, o dentista pode prescrever medicamentos analgésicos para controlar a dor.

2) Implante cria um sorriso natural

Quem tem o desejo de colocar implante também fica preocupado com a chance da prótese dentária que substitui a coroa do dente criar um sorriso artificial.

Se você tem essa dúvida, pode ficar tranquilo! Uma pessoa só vai saber que você colocou implante se você contar.

Brincadeiras à parte, é preciso esclarecer que a prótese utilizada é totalmente personalizada ao formato, tamanho e cor dos seus outros dentes, permitindo que você conquiste um sorriso natural e bonito.

3) Implante Dentário não rejeita

O medo de rejeição ou de o tratamento não dar certo é muito comum.


Entretanto, se você escolher um profissional experiente e capacitado, as chances do seu implante rejeitar ou não dar certo são praticamente nulas. Isso acontece porque o pino utilizado para substituir a raiz do dente é feito de titânio, um material biocompatível com o organismo.

4) Algumas pessoas podem fazer implante, mesmo acreditando que não seja possível

Quando falamos em implantes, logo associamos o procedimento a pessoas mais velhas. Entretanto, se você apresenta desenvolvimento completo da estrutura bucal, o que ocorre por volta dos 18 anos, bem como boas condições de saúde física e bucal, você pode fazer o implante dentário!

Muito se fala sobre a impossibilidade dos diabéticos de fazer o procedimento, em razão das dificuldades de cicatrização que estes indivíduos podem apresentar. Contudo, se o diabético estiver com a doença controlada, fizer acompanhamento médico regular e seguir à risca as recomendações do dentista, ele pode fazer o procedimento.

Ainda é preciso destacar que pessoas que são portadoras de doenças sistêmicas, câncer, osteoporose e cardiopatias precisam passar por uma avaliação criteriosa antes de receberem a indicação do uso do implante dentário.

5) O pós-operatório do implante é simples

O pós-operatório do implante dentário pode ser bem mais simples do que você imagina.

Após o procedimento você deve:

  • Usar os medicamentos prescritos pelo seu dentista;
  • Fazer repouso nos primeiros dias;
  • Fazer compressas frias para reduzir o inchaço;
  • Evitar fumar, ingerir bebidas alcóolicas ou tomar sol;
  • Dar preferência aos alimentos líquidos e pastosos para que não haja problema na osseointegração.

Apesar das recomendações, lembre-se que seguindo o pós-operatório de maneira correta e adequada, você não vai sentir dor ou ter complicações, podendo voltar à rotina normal em poucos dias.

6) Quem tem implante pode comer tudo

O mito de quem tem implante dentário não pode comer alimentos duros é tão comum quanto o mito de que o procedimento dói.

É claro que nos primeiros dias após a cirurgia é recomendado que você dê preferência aos alimentos líquidos e pastosos em temperatura ambiente para evitar inchaço ou que algum resto de alimento fique retido nos pontos.

Durante a osseointegração, processo em que o pino que substitui a raiz do dente adere ao osso, também é recomendado que você priorize os alimentos macios, mas após a cicatrização, você pode voltar a comer de tudo, inclusive alimentos mais duros, ácidos ou picantes.

7) Implante Dentário dá mais segurança do que a dentadura

Já pensou estar conversando com alguém e a sua prótese cair?

A dentadura, com o passar dos anos, pode ficar frouxa e, por isso, há um risco dela se soltar. Entretanto, isso não acontece com o implante dentário, pois ele é fixado diretamente no osso, o que garante mais segurança e conforto para você.
Clique aqui e conheça 5 motivos para você optar pelo implante dentário e não pela dentadura

8) O Implante pode durar a vida toda

O implante apresenta ótima durabilidade porque o pino, que substitui a raiz do dente natural, é confeccionado em titânio, um material resistente e que não sofre deterioração com o passar dos anos.

A prótese, que substitui a coroa do dente natural, também é produzida em um material de qualidade para que o seu implante tenha maior durabilidade e ótimo custo-benefício.

9) O implante dentário melhora a fala e elimina o desconforto ao mastigar

A falta de um ou mais dentes pode atrapalhar a fala e dificultar a mastigação.

Isso acontece porque os dentes fazem parte do sistema bucal responsável pela dicção. Dessa maneira, quem perdeu um ou mais dentes tem dificuldade para pronunciar algumas palavras e emitir alguns tipos de som. 

Já em relação à mastigação, quem apresenta perda dentária pratica a mastigação unilateral. Isso sobrecarrega os músculos da boca, atrapalha a mastigação completa de um alimento e pode levar a outros problemas bucais e até mesmo digestivos.

Mas, a boa notícia é que o implante dentário é capaz de corrigir esses problemas.

10) O Implante melhora a qualidade de vida

Ter a arcada dentária completa é fundamental para ter mais qualidade de vida. Afinal de contas, a perda de um único dente afeta a sua autoestima, a mastigação e a fala.

Contudo, o implante dentário é capaz de devolver toda a funcionalidade dos dentes, o seu sorriso e a sua alegria de viver.

Se você perdeu um ou mais dentes e está querendo recuperar o seu sorriso, venha para a Vila Odonto! Clique aqui e agende a sua avaliação.