Clareamento dental: tudo o que não te contaram sobre o procedimento

O clareamento dental é o procedimento mais indicado para você que deseja ter um sorriso mais branco e brilhante.

Mas, como o sorriso reflete diretamente na sua autoestima e satisfação com a aparência, antes de fazer o tratamento para clarear os dentes, você precisa conhecer todos os detalhes do procedimento, cuidados necessários, indicações, entre outras informações, para que o sonho de ter um sorriso mais bonito não se transforme em um pesadelo.

Por isso, no artigo de hoje reunimos as principais informações e características do clareamento dental que você precisa saber antes de iniciar o tratamento. 

8 características do clareamento dental que você precisa saber antes de fazer o procedimento

A estética odontológica se desenvolveu muito nos últimos anos. Se antes, ter um sorriso perfeito era algo distante de ser conquistado, restrito apenas aos famosos, hoje a realidade é outra. Qualquer pessoa consegue ter dentes saudáveis e brancos. O clareamento dental, em especial, é um dos procedimentos que contribuem para esse objetivo. 

Clique aqui e conheça os hábitos que deixam o seu sorriso amarelo.

Antes de fazer o clareamento dental, você precisa saber que:

  1. Existe mais de um tipo de tratamento para clarear os dentes

Costumamos dizer que existem 3 tipos de clareamento dental para ajudar você a conquistar dentes mais bonitos: o caseiro, o combinado e o de consultório.

Todos eles têm o mesmo objetivo, mas a forma como são realizados varia de um tipo para o outro.

Clareamento Caseiro

Esse tipo oferece mais praticidade, pois você fica responsável por realizar todo o procedimento em casa.

Para fazer o clareamento caseiro, você precisa aplicar um gel na moldeira feita em consultório, conforme as orientações do seu dentista.

Feito isso, você encaixa a moldeira nos dentes durante 30 minutos ou 8 horas. Lembrando que o tempo de uso deve ser determinado pelo seu dentista.

O tempo do tratamento varia de acordo com o resultado que você deseja e da coloração dos seus dentes, podendo durar até 3 semanas.

Clareamento no consultório

Esse tipo de clareamento é feito no consultório, pelo próprio dentista, o que proporciona um resultado mais rápido.

Durante o procedimento, um gel de maior concentração é aplicado nos dentes, fazendo com que a reação química para clarear os dentes ocorra de forma mais rápida.

Normalmente, são necessárias 3 ou mais sessões, variando conforme o sorriso do paciente.

Clareamento combinado

Esse tipo de clareamento é uma combinação das duas técnicas que mencionamos anteriormente.

No consultório, é feita a aplicação de um gel nos dentes. Posteriormente, em casa, você continua aplicando o gel e usando a moldeira, assim como no clareamento caseiro, para potencializar os resultados e prolongar o efeito do tratamento.

Clique e descubra qual é o clareamento dental mais indicado para você.

  1. O clareamento dental não é permanente

A maior parte das pessoas acreditam que basta fazer o clareamento dental uma vez para conquistar o sorriso branco para sempre, mas isso não é verdade.

Se você fizer o clareamento dental e descuidar da sua saúde bucal, os seus dentes podem amarelar novamente, sendo necessário que você faça o clareamento sempre que for necessário para manter os dentes sempre brancos.

Lembrando que, para manter os resultados do clareamento dental por mais tempo, você precisa seguir as orientações do seu dentista.

  1. Há restrições alimentares para que o clareamento dental possa durar mais

Após o clareamento dental é recomendado que você evite ingerir alimentos muito pigmentados, como café, chá preto, molho de tomate, vinho tinto, suco de uva, açaí, refrigerantes a base de cola ou mate, entre outros.

Você deve evitar esses alimentos, porque o pigmento pode manchar os dentes e, assim, atrapalhar os resultados do clareamento dental.

  1. Manter a higienização bucal é fundamental para os dentes ficarem brancos por mais tempo

Os cuidados com a higienização bucal são essenciais para que qualquer tratamento odontológico tenha os resultados que você deseja.

Por isso, mesmo com o clareamento dental, você precisa continuar escovando os seus dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente para que o seu sorriso possa continuar branco por mais tempo.

  1. Algumas pessoas não podem fazer clareamento dental

Geralmente, não existem muitas restrições que impeçam o paciente de realizar o procedimento. No entanto, pessoas que possuem problemas bucais, como cáries ou lesões dentárias não devem realizar o clareamento antes de resolver esses problemas.

Além disso, quem já possui dentes sensíveis não deve optar pelo tratamento, uma vez que eles tendem a deixar os dentes mais sensibilizados. 

Ah, é importante deixar claro que gestantes e lactantes também não são orientadas a realizar o clareamento.

  1. Não pode usar qualquer produto para clarear os dentes

É comum encontrar na internet receitas que ensinam usar bicarbonato de sódio, vinagre, entre outros produtos para clarear os dentes.

Entretanto, o uso dessas substâncias pode danificar o esmalte do seu dente, causar sensibilidade, entre outros problemas bucais.

Lembre-se que o clareamento dental ou qualquer outro tratamento odontológico sempre deve ser feito após a avaliação e orientação de um dentista.

  1. O clareamento dental não pode ser feito em dentes com faceta

Se você tem facetas dentárias, você não pode fazer clareamento dental.

Essa restrição se deve ao fato da resina composta, material comumente usado nas facetas dentárias, não sofrer ação do gel utilizado no clareamento.

  1. O clareamento dental sempre deve ser feito com a orientação do dentista

Por mais que o clareamento dental seja algo estético, é importante deixar claro que ele deve ser feito com acompanhamento profissional. 

Afinal, somente o dentista pode realizar um diagnóstico completo e ajudar você a encontrar a melhor forma de alcançar um sorriso mais bonito e branco.

Neste artigo, nós esclarecemos as principais características do clareamento dental. Mas, se você tem alguma dúvida sobre o procedimento, clique aqui e fale com a gente. A Vila Odonto tem uma equipe capacitada para ajudar você a conquistar o sorriso dos seus sonhos!