Aparelho ortodôntico e implante: é possível ter os dois?

Para algumas pessoas é inusitado pensar que aparelho ortodôntico e implante podem ser utilizados juntos. Aliás, essa é uma dúvida muito comum que sempre surge aqui na clínica. Por isso, no artigo de hoje, decidimos explicar como é a relação desses dois tipos de tratamentos.

Mas, já vamos logo adiantando que tudo vai depender da situação dentária de cada paciente, ok?

O que é o implante dentário?

Antes de tudo, é importante você entender como funcionam os dois procedimentos. Primeiramente, vamos falar sobre o implante dentário, tá bom? Sabemos que a perda de um dente pode ocorrer por muitos motivos. Seja por problemas na gengiva; por uma cárie que não foi tratada; pela falta de higienização bucal… Enfim, o fato é que essa situação sempre causa muito  incômodo para qualquer pessoa.

Quando isso ocorre, além da questão estética, toda a arcada dentária pode ser prejudicada. Os dentes podem começar a se movimentar de forma errada e acabar comprometendo a mordida, por exemplo. O que não é nem um pouco legal! Por isso, o implante é uma das melhores opções para evitar que isso ocorra.

Durante o procedimento, um pino de titânio é colocado na gengiva para substituir a raiz do dente. Após esse processo, é inserida a prótese dentária que substitui o dente que foi perdido. Quando bem feito, o implante gera resultados excelentes, sendo uma ótima solução para aquelas pessoas que perderam alguns dentes ao longo do tempo.

Como funciona o aparelho ortodôntico?

Já o aparelho ortodôntico é um tipo de tratamento mais comum de ser feito. Esse tipo de recurso pode ser utilizado em pessoas de diferentes idades, desde crianças, adolescentes, adultos e até em pessoas com idade mais avançada. Geralmente, o aparelho é utilizado para corrigir problemas como mordida cruzada, dentes apinhados, mordida aberta etc.

Além disso, ele pode ser uma ótima opção para melhorar, ainda mais, a estética dental. Por isso, atualmente, existem muitas opções de modelos no mercado, cada um é utilizado para um fim específico. Dentre os principais tipos, destacam-se: fixo metálico, autoligado, lingual, alinhador, móvel etc.

Em todos os casos, o aparelho ortodôntico utiliza a força mecânica para promover a movimentação dos dentes. Por isso, inclusive, é comum sentir um pouco de dor ao fazer esse tipo de tratamento. Através da tração que é colocada, os dentes vão se movendo até chegar no objetivo estabelecido inicialmente. 

Aparelho ortodôntico e implante podem ser usados juntos?


De forma genérica, a resposta é sim! Aparelho ortodôntico e implante não são inimigos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles podem, sim, ser utilizados ao mesmo tempo. Porém, é importante ressaltar que tudo vai depender da situação do paciente. Vamos explicar melhor!

Como o implante é algo fixo, dependendo do problema a ser corrigido, não será possível utilizar o aparelho, uma vez que o dente implantado permanecerá parado. Isso ocorre pois quando um implante é instalado, ele permanece na mesma posição. Portanto, dependendo da realidade do paciente, o aparelho não será a melhor opção de tratamento.

Por isso, às vezes é melhor utilizar o aparelho antes de fazer o implante. Mas, de qualquer forma, cada caso é um caso. Sendo assim, o recomendável é sempre procurar a avaliação de um profissional para saber qual é a melhor solução, tá bom?  

No artigo de hoje, você pôde entender que aparelho ortodôntico e implante dentário podem ser utilizados em conjunto dependendo da situação. Se você tem mais alguma dúvida sobre esse assunto, clique aqui e fale com a gente!  Será um prazer poder ajudar você!

Aqui na Vila Odonto nós acreditamos que sorriso bonito é sinônimo de uma vida mais saudável e feliz. Por isso, fazemos de tudo para resgatar o seu e levantar a sua autoestima. Nossa equipe é alinhada aos nossos propósitos e trabalha em sintonia, o que faz toda a diferença! Conheça a nossa forma de atendimento e tenha uma experiência incrível.