Telefones: 31 3892-5352 | 31 98601-5352
O uso de aparelho ortodôntico para crianças ainda gera muitas dúvidas nos pais. O que é normal. Afinal, quando o assunto é saúde dos filhos, todo cuidado é pouco, não é? Mas, é importante ficar atento à saúde bucal dos pequenos desde cedo. Por isso, resolvemos fazer esse artigo para esclarecer algumas questões que sempre surgem em torno desse assunto.
Acompanhe!
1º) Existe uma idade certa para iniciar o tratamento?
Estudos apontam que a idade mínima para a criança começar a utilizar o aparelho é por volta dos 7 anos, quando a dentição já é mista, ou seja, apresenta dentes permanentes e dentes de leite. Contudo, vale ressaltar que os pais podem começar a levar os seus filhos ao dentista ainda mais cedo.
O acompanhamento odontológico deve ser iniciado a partir do momento que aparecem os primeiros dentinhos. Só assim será possível identificar com antecedência se a criança terá, por exemplo, uma má oclusão dentária.
2º) Em quais casos o aparelho ortodôntico para crianças será necessário?
É preciso checar como a arcada dentária da criança está sendo formada. Alguns detalhes do sorriso indicam que o uso do aparelho ortodôntico será necessário. Dentre os principais sinais que podem ser observados, destacam-se:
- desvio lateral da arcada superior se comparada à inferior;
- hábito de chupar o dedo ou chupeta;
- demora para cair a dentição de leite;
- dificuldades de mastigação;
- dentes superiores e anteriores atrás dos inferiores.
3º) Chupar o dedo pode levar ao uso do aparelho?
Esse é um hábito muito comum na infância, principalmente em bebês. Porém, é preciso mudar essa condição, pois chupar o dedo pode prejudicar a formação dos dentes. O espaço ocupado pelo dedo pode impedir que ocorra a erupção dos dentes de forma natural. O mesmo vale para o uso constante da chupeta. Ambos podem provocar problemas bucais.
Dentre os danos causados por essa prática, estão: mordida aberta anterior, mordida cruzada, respiração bucal e desenvolvimento de cárie. Além disso, esse costume pode prejudicar a fala e, consequentemente, a aprendizagem escolar.
4º) É preciso retirar o siso antes de fazer o tratamento?
Não necessariamente. Tudo vai depender da posição em que se encontra esse dente. Por isso, uma avaliação minuciosa é importante, pois será o dentista o responsável pela decisão de retirá-lo ou não.
5º) Meu filho vai sentir muita dor?
Independente do modelo escolhido, é preciso entender que o aparelho ortodôntico atua utilizando a força mecânica para promover a movimentação dos dentes. Sendo assim, é natural sentir um pouco de dor durante o tratamento. Contudo, esse quadro vai depender muito da criança. Algumas podem ser mais sensíveis à dor do que outras.
6º) Existe um aparelho específico para crianças?
Os modelos de aparelhos são os já existentes no mercado. Eles podem ser fixo de metal, fixo estético (porcelana ou safira), móvel, transparente etc. Porém, quando se trata de crianças, é necessário um cuidado a mais. Nesse sentido, dependendo do modelo utilizado, as peças podem ser mais delicadas e macias para não machucá-las.
7º) Por quanto tempo meu filho irá utilizar o aparelho?
É bem difícil prever o tempo de tratamento, principalmente quando se trata de crianças que estão desenvolvendo suas dentições. A duração vai depender da complexidade de cada caso e, também, da disciplina do paciente em utilizar o aparelho corretamente.
8º) Qual a importância de procurar um dentista na infância?
Durante muitos anos, ir ao dentista era sinônimo de luxo. Poucas pessoas tinham acesso a esse atendimento de saúde básico. Hoje, as coisas mudaram. Por isso, quanto mais cedo você levar o seu filho ao dentista, melhor será para a saúde bucal dele. O tratamento preventivo evita problemas futuros como perda de dentes, apinhamento dentário, gengivite, cáries etc.
Portanto, não leve o seu filho ao dentista apenas quando ele sentir dor. Comece esse acompanhamento o quanto antes. Só assim será possível garantir uma saúde bucal de qualidade.
Caso você queira saber mais sobre o uso do aparelho ortodôntico para crianças, clique aqui e fale com a gente.