Diastema: causas e como corrigir o problema

O diastema é um problema odontológico relativamente comum que se caracteriza pela presença de um espaço entre dois dentes, aparecendo principalmente entre os dentes de cima da arcada dentária. 

Além de atrapalhar a estética do seu sorriso e ser motivo de vergonha e preocupação para quem apresenta o espaçamento entre os dentes, o diastema pode prejudicar a sua saúde bucal.

É por isso que, quem apresenta o problema, precisa fazer uma avaliação odontológica para que o dentista possa propor o tratamento mais adequado.

Vídeo: Dr. Eduardo de Paula explica o que é diastema.

Se existe um espaço entre seus dentes que faz você pensar duas vezes antes de sorrir, continue lendo este artigo para descobrir como corrigir a diastema.

Quem pode ter diastema?

O diastema é um problema relativamente comum em crianças que ainda estão fazendo a troca de dentes, mas também é fácil encontrar adultos que ainda sofrem com o espaço entre os dentes.

Quais são as causas do diastema?

O diastema é um problema multifatorial, podendo estar relacionada tanto às características da  boca e da arcada dentária dos indivíduos, quanto aos hábitos do cotidiano.

As causas mais comuns do diastema são:

Tamanho diferente dos dentes

A desproporção entre os dentes grandes e pequenos faz com que surja um espaço entre eles.

Freio labial alongado

O freio labial é o tecido que vai do lábio à gengiva e chega até os dentes superiores centrais. Quando o freio é maior que o habitual, ele cresce entre os dentes, favorecendo o surgimento do diastema.

Pressão da língua

Algumas pessoas, ao engolir, costumam pressionar a língua contra os dentes frontais e com o passar do tempo, essa pressão faz com que os dentes frontais sejam empurrados para a frente, permitindo o surgimento do diastema.

Costume de respirar pela boca

Respirar pela pela boca também contribui para o surgimento dos diastemas. Isso acontece porque a respiração bucal reduz a pressão dos lábios sobre os dentes.

Hábito de chupar chupeta, mamadeira ou o dedo

A sucção do hábito de chupar chupeta, mamadeira ou dedo “puxa” os dentes para frente, causando espaço entre eles.

Doenças periodontais

A gengivite e a periodontite são dois problemas bucais que levam à perda óssea da arcada dentária. Por isso, quando a pessoa apresenta acúmulo de placa bacteriana e não trata o problema, os dentes tendem a ficar mais fracos e soltos, proporcionando o surgimento de diastema. 

Quais são as consequências do diastema?

O diastema pode trazer tanto problemas estéticos quanto bucais para as pessoas que apresentam o espaçamento entre os dentes.

Em relação aos problemas estéticos, o diastema atrapalha a aparência do seu sorriso e, mesmo que você não perceba, isso afeta a sua autoestima.

Já em relação aos problemas bucais, os dentes separados podem causar distúrbios fonéticos (produção de sons indesejáveis) e facilitar o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes que, se não forem higienizados corretamente, podem favorecer o surgimento de cáries e inflamação na gengiva, entre outros.

Como corrigir a diastema?

Após o dentista identificar a causa do diastema, ele pode propor algumas opções de tratamento.

Em alguns casos pode ser indicado:

Facetas dentárias

As facetas dentárias são um tipo de prótese que funciona como uma capa e tem como objetivo corrigir pequenos problemas estéticos de forma prática e natural.

7 mitos e verdades sobre as facetas dentárias.

Lente de contato dental

A lente de contato dental é uma capa bem fina que possui 1mm de espessura ou até menos, confeccionadas de cerâmica ou resina composta. 

Lente de contato dental: como funciona e quando colocar?

Aparelho ortodôntico

Dependendo do espaçamento que você apresenta nos dentes, o tratamento mais indicado para tratar o seu caso são os aparelhos ortodônticos.

Se você tem o desejo de corrigir o espaço entre os dentes, conheça os principais tipos de aparelhos que vão ajudar você a conquistar o sorriso perfeito.

  • Aparelho Fixo Metálico

Esse tipo de aparelho é o mais tradicional.

Ele é composto por fios metálicos, braquetes e borrachinhas. Geralmente, ele é indicado para todos os tipos de desalinhamentos dentários, sendo, inclusive, a primeira opção de muitas pessoas. 

  • Aparelho Fixo Estético 

O aparelho fixo estético é parecido com o metálico. Contudo, ele é para quem procura por opções mais discretas, já que os bráquetes são produzidos em porcelana ou safira, garantindo maior discrição ao longo do tratamento.

  • Você pode gostar de ler:

3 benefícios de usar aparelho fixo.

Mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos.

  • Aparelho Autoligado

Esse modelo dispensa o uso das famosas borrachinhas, já que o fio metálico é encaixado nos bráquetes. 

O tratamento com esse tipo de aparelho exerce menos pressão nos dentes, o que torna o processo mais confortável e menos dolorido.

5 hábitos que prejudicam o tratamento ortodôntico.

  • Invisalign

Invisalign é um aparelho transparente, sem bráquetes, fios e peças metálicas, que garante mais conforto e comodidade durante todo o tratamento.

Por ser transparente, Invisalign é praticamente imperceptível e não atrapalha a estética do seu sorriso.

7 motivos para você usar Invisalign.

Além disso, os alinhadores invisíveis são feitos sob medida para o seu sorriso, garantindo um resultado satisfatório.

Clique aqui e saiba mais sobre Invisalign.

Se você quer corrigir o seu sorriso, a Vila Odonto tem uma equipe de Ortodontia e Odontologia Estética pronta para ajudar você. 

Entre em contato com a gente e agende a sua avaliação.