Telefones: 31 3892-5352 | 31 98601-5352
O tratamento ortodôntico é primordial para você conquistar um sorriso mais bonito e alinhado, mas hábitos do dia a dia podem atrasar o seu tratamento.
Não temos como negar, a aparência do seu sorriso influencia diretamente na sua autoestima e satisfação, não é mesmo?!
É por este motivo que os dentes mal alinhados, tortos, sobrepostos ou espaçados são motivo de vergonha para algumas pessoas que ficam com receio do que os outros vão pensar sobre o seu sorriso.
Esse também é o seu caso?
Nestas situações, o aparelho ortodôntico é o tratamento ideal para você ter um sorriso ainda mais bonito. No entanto, ao longo de todo o tratamento, você precisa ter cuidado com os hábitos e manias que podem atrapalhar o seu tratamento ortodôntico.
Continue lendo esse artigo para descobrir quais hábitos não são benéficos para o seu tratamento ortodôntico.
Por que você deve fazer um tratamento ortodôntico?
Para corrigir dentes mal alinhados, tortos, sobrepostos ou espaçados, o aparelho ortodôntico é a melhor opção.
Nos últimos anos, os aparelhos evoluíram bastante, tanto para oferecer resultados mais eficientes, quanto para melhorar a sua experiência ao longo do tratamento, visto que os benefícios do aparelho não se resumem apenas a questões de estética.
Se você quer corrigir o seu sorriso, mas ainda está na dúvida se deve ou não fazer o tratamento ortodôntico, confira 3 benefícios de iniciar o tratamento ortodôntico.
O aparelho ortodôntico melhora as funcionalidades bucais
O aparelho realiza as movimentações mais difíceis na arcada dentária. Com isso, além de deixar você com um sorriso ainda mais bonito, essas movimentações ajudam no reposicionamento ósseo do maxilar, melhorando a sua fala, a dicção, a respiração, a mastigação e até mesmo a digestão.
O aparelho ortodôntico melhora a sua autoestima após o tratamento
O sorriso é seu cartão de visita!
Quando você fica incomodado com a aparência do sorriso, você fica incomodado em sorrir, por vergonha do que as pessoas vão achar.
Após o tratamento ortodôntico, você vai ter um sorriso ainda mais bonito e harmonioso, fazendo com que você se sinta mais feliz e bem consigo mesmo.
O aparelho ortodôntico previne problemas bucais no futuro
Quando os seus dentes estão mal posicionados ou sobrepostos, você não consegue higienizar os dentes corretamente. Ao final do tratamento ortodôntico, como os seus dentes vão estar alinhados, o uso da escova e do fio dental ficam muito mais fáceis, ajudando a prevenir cáries e outros problemas bucais.
Clique aqui e conheça os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis.
O sucesso do tratamento ortodôntico também depende de você
Para que o seu tratamento ortodôntico tenha bons resultados e seja capaz de transformar o seu sorriso, você precisa optar por um dentista com habilidade e experiência no assunto.
Mas, além disso, você precisa evitar alguns hábitos que podem danificar o seu aparelho ou até mesmo atrasar o tratamento ortodôntico.
Confira os principais hábitos que podem atrapalhar o tratamento ortodôntico:
1. Descuidar da higienização bucal
Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente deveriam fazer parte da rotina de todo mundo, mas não é difícil encontrar pessoas que acabam esquecendo de fazer a higienização bucal diária de maneira adequada.
Quem usa aparelho ortodôntico precisa ter ainda mais cuidado com a higiene bucal, pois os fios e os bráquetes do aparelho favorecem o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e entre as peças do aparelho.
Quando você usa aparelho ortodôntico, mas descuida da escovação dos dentes, você tem maiores chances de ter cáries, gengivite, sangramento na gengiva e outros problemas bucais.
2. Mastigar tampa de caneta ou outros objetos
Mastigar tampa de caneta, armação de óculos e abrir garrafas com os dentes estão entre os hábitos que mais atrasam o tratamento ortodôntico, você sabe por quê?
Porque estes hábitos estão diretamente associados à quebra dos bráquetes e de outras peças do aparelho ortodôntico.
Então, se você usa aparelho ou está querendo iniciar o tratamento ortodôntico, você precisa controlar essas manias e hábitos, pois elas podem atrasar a correção do seu sorriso.
3. Roer unhas
Assim como mastigar objetos, roer unhas também favorece a quebra das peças do aparelho.
Quando você tem o hábito de roer as unhas, a musculatura da sua boca e os seus dentes podem ficar sobrecarregados, facilitando que as peças do aparelho se soltem.
- Você pode gostar de ler também:
É possível mudar de aparelho durante o tratamento ortodôntico?
9 mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico.
6 sinais de que você ou seu filho precisam usar aparelho.
4. Consumir alimentos duros ou pegajosos
Você não precisa criar uma dieta restritiva quando estiver utilizando o aparelho ortodôntico, mas é necessário que você tenha cuidado ao ingerir alimentos de consistência firme ou que são pegajosos, como pipoca, amendoim, maçã do amor, balas, chicletes, entre outros.
Dependendo da forma que você morder, pode acabar quebrando alguma peça do aparelho, o que pode atrasar o seu tratamento ortodôntico. Então, tenha um cuidado a mais ao mastigar alimentos mais duros.
5. Não comparecer às consultas de manutenção
Ao iniciar o tratamento ortodôntico, o seu dentista vai agendar algumas consultas de manutenção para que ele possa avaliar o andamento do tratamento e fazer possíveis ajustes.
Entretanto, quando você não comparece a essas consultas de manutenção, o seu tratamento ortodôntico pode não ter resultados de qualidade, sem falar que o procedimento pode durar mais tempo do que o planejado inicialmente.
Usar aparelho ortodôntico por muito tempo faz o dente cair? Clique aqui e descubra.
Estes são os principais hábitos que atrasam e atrapalham o tratamento ortodôntico. Por isso, fique de olho nas suas manias e siga todas as recomendações do seu dentista.
Agora, se você ainda não começou o seu tratamento ortodôntico, transforme o seu sorriso na Vila Odonto! Nós oferecemos um atendimento personalizado e adequado às suas necessidades. Afinal, nosso objetivo principal é resgatar a autoestima dos nossos pacientes por meio do sorriso.