Qual a melhor idade para colocar aparelho dentário?

Ter os dentes alinhados e perfeitos é o desejo de qualquer pessoa. Afinal, não tem como negar que o sorriso é o nosso cartão de visitas, não é? Mas, a grande questão é: será que existe uma melhor idade para colocar aparelho dentário? É isso que você vai descobrir no artigo de hoje. Acompanhe!

Quando o aparelho é indicado?

Primeiramente você precisa entender quando o uso do aparelho dentário se faz necessário. O desenvolvimento da arcada dentária ocorre ao longo do tempo, conforme vamos crescendo. Contudo, nem todas as pessoas adquirem um sorriso bonito de forma natural. Na maioria dos casos, é necessário realizar algum tipo de procedimento. O que é normal.

Nesse sentido, o aparelho ortodôntico surge como uma opção de tratamento para corrigir a posição dos dentes. A técnica é indicada para tratar, principalmente, os seguintes quadros.

  • Dentes apinhados: os famosos dentes tortos surgem quando a pessoa não possui espaço suficiente na boca para que os dentes possam se encaixar perfeitamente. Dessa forma, eles nascem de forma desordenada e acabam impactando a autoestima do paciente. Sem contar que podem propiciar o aparecimento de doenças periodontais. 
  • Maloclusão: alguns pacientes apresentam dificuldades na mordida, ou seja, os dentes superiores e inferiores não conseguem se encaixar totalmente. Essa situação acaba dificultando a mastigação. Dentre os principais problemas de maloclusão podemos destacar: mordida aberta, cruzada e profunda.
  • Dentes espaçados: alguns espaços podem se formar entre os dentes. Essa condição é conhecida como diastema. Ela ocorre devido a diversos fatores, como por exemplo o tamanho e falta dos dentes. Dependendo do caso, o aparelho ortodôntico pode ser uma boa opção de tratamento. 
  • Dor no maxilar: geralmente a dor é sinal de que algo não vai bem. Por isso, é importante verificar a origem dela para solucionar o problema o quanto antes. Casos de bruxismo, de mordida desalinhada, de dentes inclusos etc; podem contribuir para essa sensação de desconforto mandibular.

Essas são algumas das circunstâncias que o uso do aparelho é indicado. Mas, existem, também, outros casos. Por isso, é fundamental procurar um profissional para avaliar a necessidade de fazer o tratamento ou não.

Afinal, existe melhor idade para colocar aparelho dentário?

Quanto mais cedo você iniciar um tratamento ortodôntico, melhor será para você. Isso vale para qualquer tipo de procedimento, inclusive, para o aparelho dentário. Qualquer problema que é detectado com antecedência, é mais fácil de ser resolvido. Para você ter uma ideia, especialistas indicam as correções por volta dos 7 anos, quando a dentição permanente começa a surgir.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, crianças podem sim iniciar essa intervenção, ainda com os dentes de leite. No entanto, o método empregado e o tipo de aparelho será específico para aquela faixa etária. Por isso, é tão importante iniciar o acompanhamento ortodôntico desde cedo. Isso irá garantir um sorriso saudável.

Contudo, vale ressaltar que essa circunstância não limita o tratamento na fase adulta. Pelo contrário. Muitas pessoas só conseguem ter acesso ao dentista mais tarde, o que não compromete nem um pouco a execução do procedimento. Hoje, existem muitas opções disponíveis no mercado e as técnicas estão cada vez mais aperfeiçoadas. Sendo assim, não há empecilhos para ter um sorriso dos sonhos.

Principais modelos de aparelhos dentários

Dentre os principais modelos que são utilizados para corrigir e alinhar os dentes, podemos destacar:

  • Aparelho convencional: é o tipo mais tradicional composto por braquetes metálicos, fio e borrachinhas. 
  • Aparelho autoligado: é bastante parecido com o modelo anterior. A diferença é que o fio do aparelho é preso aos braquetes por uma espécie de tampa.
  • Aparelho móvel: é usado, principalmente, após o tratamento com aparelho fixo. Ele ajuda a manter o alinhamento dos dentes.
  • Aparelho estético: este modelo é ideal para quem deseja utilizar aparelho de forma mais discreta. Os braquetes são feitos de safira ou porcelana. Eles ficam quase imperceptíveis na boca. 

Como você pode notar, o que não faltam são opções de tratamento. No entanto, a escolha do aparelho dentário ideal vai depender da sua situação e do diagnóstico do profissional. 
Aqui na Vila Odonto nós oferecemos um atendimento personalizado independente da idade. Afinal, nosso objetivo principal é resgatar a autoestima dos nossos pacientes por meio do sorriso.

Portanto, caso você queira saber mais sobre os aparelhos dentários, clique aqui e fale com a gente.